Lente de contato dental: um sorriso perfeito com mínima intervenção!
As novas facetas de cerâmica ou porcelana são tão finas, hoje em dia, que passaram a ser chamadas de “lentes de contato dentais”. Trata-se de restaurações indiretas que exigem nenhum ou um mínimo desgaste dos dentes e proporcionam, em determinados casos, um ganho bastante alto em termos de estética. Comparada com as técnicas tradicionais de laminados e coroas, a ‘lente de contato’ preserva muito mais a estrutura quando bem indicada e bem executada.
A técnica é melhor indicada para pessoas com dentes muito espaçados, mal posicionados ou irregulares, mas que não tenham nenhum problema severo na articulação temporomandibular (ATM), apresentando oclusão estável. Um bom exemplo são os pacientes que têm dentes anteriores desgastados, o que dá um aspecto envelhecido.
Confeccionadas em cerâmica ou porcelana (o que diferencia uma da outra é a composição do material e a marca comercial), as lentes de contato têm grande capacidade de adesão ao dente, sendo coladas ao esmalte. Depois de colada, a faceta adquire resistência semelhante ao esmalte dental – em termos de resistência ao desgaste
A novidade que chegou recentemente ao Brasil acabou virando moda nas bocas de artistas famosos, sendo alguns, inclusive, acostumados ao tapete vermelho de Hollywood. A odontologia estética resgata o bem estar social, físico e mental das pessoas.